O recorde nas vendas de veículos no Brasil em 2012 contrasta com a queda nas negociações envolvendo automóveis importados. Os incentivos fiscais concedidos aos carros produzidos em território nacional afetaram significativamente as importações. A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) vem reclamando da disparidade de tratamento do governo na relação “nacionais x importados”.
Em 2012 foram 129 mil veículos importados emplacados, contra 199 mil no ano anterior. Uma queda de 35,5%. Buscando fortalecer a indústria nacional, o governo reduziu o IPI dos veículos produzidos no Brasil, tornando os automóveis estrangeiros mais caros. O próprio Inovar Auto, firmado no fim de 2012, veio confirmar essa política.
Com a queda progressiva do IPI até julho de 2013 e as novas negociações com o Governo Federal, a Abeiva espera dar continuidade ao crescimento nas vendas dos importados. A previsão é que o aumento nos emplacamentos fique em torno de 16% superior em relação a 2012.