Nesta última quarta-feira (19/12) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo não elevará o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) de uma vez só. A tarifa será progressivamente recomposta, até atingir, no mês em julho, a normalidade. Os caminhões permanecerão isentos do imposto.
Para Guido Mantega, a redução na taxa do IPI contribuiu para a recuperação da indústria automobilística no Brasil. Após a adoção da medida, o país registrou recordes nos emplacamentos de veículos. Com a redução gradual da taxa para veículos, o governo deixará de arrecadar cerca de R$ 2,63 bilhões.
Acompanhe como ficará a elevação gradual do IPI em 2013:
Carros com motor 1.0 passarão em janeiro de 0% a 2%; em abril, vão a 3,5%; em julho, retomam os 7%.
Carros com motor flex entre 1.0 e 2.0 vão em janeiro de 5,5% a 7%; em abril, sobem a 9%; em julho, batem em 11%.
Carros com motor a gasolina entre 1.0 e 2.0 vão de 6,5% a 8% em janeiro; em abril, sobem a 10%; em julho, chegam a 13%.
Utilitários com qualquer motor, hoje com alíquota de apenas 1%, vão a 2% em janeiro; 3% em abril; e em julho saltam a 8%.
Os caminhões permanecem sem a cobrança na taxa do IPI.