O Seguro DPVAT (seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não) teve revelado alguns de seus números relativos ao ano de 2012. Os indivíduos que mais se envolvem em acidentes pertencem ao sexo masculino, com idade entre 25 e 34 anos. Até agora, com 69% do total das indenizações, as motocicletas lideram o ranking dos seguros. Já os automóveis respondem por 25% das indenizações pagas.
Este ano (janeiro a agosto) o volume de dinheiro pago pelo Seguro DPVAT as vítimas de transito ou aos seus familiares chegou a R$1,2 bilhão. Já o montante arrecadado pelo DPVAT (o recolhimento é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos) ficou em torno de R$ 4,2 bilhões. O ministério da saúde recebe 45% da arrecadação do imposto e o DETRAN fica 5%.
A região que mais recebeu o seguro foi o nordeste, com 30% das indenizações, seguido do Sul (27%), Sudeste (25%), Norte (10%) e Centro-oeste (8%). Vale lembrar que as indenizações são destinadas à assistência médica dos acidentados ou para auxílio invalidez. O benefício também contempla as famílias das vítimas, nos casos de morte.